domingo, 16 de agosto de 2015

E DEUS ESTÁ NOS DETALHES (JÚPITER EM VIRGEM)

Imagem da página thoth3126.com.br
Júpiter é grande, expansão. É, junto com Saturno, um planeta a ver com relacionamento, com o âmbito do social. Mas é dito que, enquanto Saturno contrai, ele expande. É o maior, feito de muitos gases.
Colagem de Eugenia Loli

Em 11/08 Júpiter entrou no signo de Virgem, e vai ficar lá até setembro do ano que vem. 


O grande, expressando-se através do detalhe. 

padrões em volta da mancha de Júpiter (da pag, Fifth Star Labs)
O planeta Júpiter está relacionado, em algumas mitologias, ao maior dos deuses, o que rege os outros deuses e as leis. E seu ciclo é de quase 12 anos (11,86). Demora esse tempo para percorrer todos os signos do zodíaco e para retornar à posição em que estava em um mapa natal. (Assim, a cada 12 anos, entramos em um novo ciclo do planeta.)

Júpiter é conhecido como "o grande benéfico", mas o mito tem um lado genioso, impaciente. E está agora no signo que tem a ver com o cuidado, a minúcia, o trabalho.

Imagem a partir da página plp.cl
O que eu mais gosto em Virgem é o cuidado, mas o cuidado para estar pronto. (Claro que há o risco do cuidado pelo cuidado, mas......... deixa pra lá...)
Vamos lembrar que o detalhe é importante para não inviabilizar o todo. É importante organizar para que o belo, o justo e o "tudo de bom" possam se realizar.

O servidor e o serviço, a ver com o signo, têm aí sua importância. Também a saúde tem que ser cuidada, para que sua falta não inviabilize as maiores coisas, as grandes coisas. (Já disse aqui que acho que Virgem tem a ver com a prática do Yoga: o objetivo do Yoga não é a saúde. É algo muito maior, mas o corpo é um instrumento, e tem que ser cuidado. Até para não vir a atrapalhar.)

É aí, no signo de Virgem, que Júpiter vai estar, por um ano. Depois da festa, do momento em que brinco, crio e quero brilhar em Leão, tenho que pôr tudo em ordem. A saúde, o serviço, a casa. Também o planeta. (Virgem tem muita relação com a ecologia.)

Criar as condições. Até porque depois vem Libra e, para encontrar o outro........................... é melhor se aprontar. 
Mas aí é mais conversa...

(para Hellen Reis Mourão, que sugeriu que eu escrevesse sobre Júpiter em Virgem)

sábado, 15 de agosto de 2015

ALEGORIA - LEÃO

O Sol está lá no último terço de Leão, seu domicílio.
E, na última sexta, 14/08, tivemos a Lua Nova, início de um novo ciclo, sob esse signo
Novo ciclo marcado, entre outras coisas, pelo bom aspecto com Urano, que rege o outro signo deste eixo da criatividade e da consciência: Aquário, o oposto a Leão. (Eu, o Rei, pode ser que diga um Leão. E, na outra ponta, o aguadeiro quer distribuir a água do Aquário para todos. Lá na outra ponta, onde o Rei está no exílio.)
E a lunação começou com o Sol e Urano em trígono, numa boa...

O Sol é demais. 
Tem a ver com o chamado que o herói solar recebe, para desenvolver a sua personalidade, para realizar-se, tornar-se o que é. (Clique aqui para trechos interessantes sobre a chamada do Sol.)
A chamada tem a ver com o desenvolvimento do ego. Desenvolvimento necessário, mas nunca é demais lembrar o que é dito na Bhagavad Gita sobre o ego ser um excelente servo, e um péssimo senhor.

Imagem da página Islamic & Ottoman Astrology
E, na alegoria, segue o que Deus teria dito para Leão:

"Para você, Leão, dou o trabalho de mostrar Minha Criação para o mundo em todo seu esplendor. Mas você precisa tomar cuidado com orgulho e sempre se lembrar de que é Minha Criação, não sua. Pois se você se esquecer disto, os homens irão desprezá-lo. Há muita alegria no trabalho que te dou, se ele for bem feito. Para isso você terá a dádiva da Honra."

(Alegoria, Martin Schulman, em "Os Nódulos Lunares". Editora Ágora.)